Dicas para blogueiros

5 dicas para escolher as categorias do blog

Acabou de criar seu blog e precisa de novas ideias ou está reformulando seu cantinho e precisa de ajuda para decidir sobre quais temas falar? Quando estava organizando os detalhes do meu layout novo (que vai estar no ar no começo do ano que vem), coloquei algumas ideias no papel, organizei, e hoje vim dar 5 dicas para escolher as categorias do blog de acordo com o seu estilo. Vem comigo!

1. Fale sobre o que você gosta

Eu sempre digo que o item principal para o sucesso de qualquer coisa, inclusive um blog, é o amor. Quando você faz o que gosta, acaba se dedicando mais e, consequentemente, os resultados são melhores. Portanto, escolha categorias que você goste de falar sobre porque assim você sempre terá assunto pra fazer posts e não vai ter preguiça de escrever e fotografar para produzir materiais bacanas sempre.

2. Pesquise temas relevantes

Se o foco do blog é profissional, uma dica importante é pesquisar que temas estão em foco no momento para serem abordados no seu blog e assim, trazerem um fluxo maior. Mas claro, isso é válido desde que você tenha domínio sobre esses temas, senão as categorias vão ficar sempre desatualizadas, e isso não é legal.

ilustração blogueira karen vanessa

Ilustração feita pela Carla, do blog Faltou Açúcar.

3. Mantenha os pés no chão

Quando for escolher as categorias, pense em temas que você consiga abordar sem precisar gastar dinheiro ou fazer algo que você não tenha condições. Não adianta nada fazer uma categoria de livros se você lê apenas um por ano, por exemplo, nem de viagens, se você nunca sai da sua cidade.

4. Organize um cronograma

Após escolher os temas que mais gosta e criar as categorias, é hora de se organizar! Não adianta nada ter mil categorias e apenas um post por mês em cada uma, né? Coloque suas ideias no papel, separe direitinho e produza equilibradamente para todas as categorias, de forma que nenhuma fique com muito mais ou muito menos que a outra. O ideal é ter pelo menos um post para cada uma toda semana ou de 15 em 15 dias.

5. Crie uma relação entre os temas

Tem coisa mais legal do que um blog todo padronizadinho, com temas interessantes para o mesmo público-alvo, que dê pra gente passear por todas as categorias sem se sentir um peixe fora d’água? Se a gente gosta de blogs assim, por que teremos um diferente? Tente ao máximo manter uma relação entre os temas e, se quiser falar sobre algo totalmente oposto ao seu público, pode criar outro blog. Algumas meninas, como a Bruna Tavares (Pausa para Feminices e Pausa para Nerdices), por exemplo, fizeram isso e deu super certo.

E é isso. Espero que o post tenha ajudado pelo menos um pouquinho na escolha das categorias do seu blog. Se estiver gostando desse tipo de post, não deixe de comentar. Sua opinião é mega importante para me ajudar a escolher que assuntos meus leitores mais gostam. Beijos, Ka! ?

Previous Post Next Post

Você também pode gostar:

Leave a comment

Leave a Reply